A pele oleosa pode ser causada por diversos fatores, como genética, desequilíbrio hormonal, clima, uso de produtos inadequados, dieta e estresse. Que resultam na produção exacerbada de sebo pelas glândulas sebáceas, que é uma forma de lipídio. Esse sebo é liberado pelos poros, preenchendo-os e deixando a pele com uma sensação brilhante, escorregadia e com poros dilatados. Devido à espessura da pele oleosa, o sebo pode ficar retido, levando à formação de cravos e espinhas.
A compreensão desse processo ajuda a entender como a oleosidade se manifesta na pele e a importância de adotar medidas para controlá-la. Você pode adotar algumas medidas, como:
Uma boa rotina de skin care é indicada para todos os tipos de pele, isso porque o constante cuidado é o que deixará a sua pele bonita e saudável. E para você que possui a pele oleosa, é imprescindível o uso de produtos corretos e indicados para o seu tipo de pele, dessa forma o skin care irá auxiliar no controle da oleosidade.
Ao escolher produtos para a sua rotina de skin care é indicado evitar produtos que contenham óleos em sua composição e formulações em creme. Então vamos passar pelo passo a passo, iniciando pela limpeza da pele, opte por um gel de limpeza anti oleosidade e água micelar para remover completamente os resíduos e impurezas que estão depositados na pele. Em seguida, aposte em séruns que possuam ativos que hidratam a pele e que ajudam a controlar a oleosidade excessiva e em casos de hidratantes busque por um que tenha toque seco e efeito matte mas cuidado para não deixar a pele ressecada.E para finalizar busque fazer uso de um protetor solar com um toque seco também, textura çeve e efeito matte para que possa estar aplicando durante o dia. Além disso, para que a proteção seja eficiente procure FPS a partir de 30.